terça-feira, 6 de dezembro de 2011

AFETO QUE CURA

O que é carícia? Esta foi definida como todo gesto que demonstra o reconhecimento da existência do outro. Sendo assim, pode ser um aperto de mão, um sorriso, uma conversa, um momento de atenção, um abraço, um telefonema, etc. semelhantemente, um elogio por um trabalho feito, pela roupa, pelo carro novo, ou seja, qualquer gesto que demonstre que o outro é percebido.

O contrario de caricia é DESPREZO, ou seja, a não demonstração de reconhecimento de existência do outro. E está ai uma das coisas que mais machuca alguém – DESPREZO.

Outra definição de caricia – assim como alimento (a comida) é para o organismo físico, a carícia está para a alma (psique). Isto é, A CARÍCIA é o ALIMENTO da PSIQUE, do emocional.

Imagine o que uma pessoa é capaz de fazer para saciar sua fome de comida? Houver um acidente nos Andes, muito bem relatado no filme Sobreviventes, em que alguns para continuarem vivos comeram carne daqueles que haviam morrido.

Na bíblia esta registrada o caso de duas mulheres que por causa de uma grande fome que houve em sua terra natal, fizeram um acordo de uma comer o filho da outra para poderem saciar sua fome (2º Reis 06. 28  Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. 29 Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho).

É importante ressaltar que a capacidade de raciocínio é afetada quando estamos com fome... Ou seja, a fome interfere em nossa visão e altera a percepção da realidade, fazendo com que a mente imagine algo que caracterize o seu desejo.

Atente bem para esta afirmação: Quando estamos com fome podemos enxergar uma coisa e a realidade ser outra, pois como uma miragem, vemos o que desejamos.

Se uma pessoa é capaz de fazer coisas extremas para saciar sua fome de comida, o que acredita que uma pessoa é capaz de fazer para saciar a sua fome de afeto ou de caricia?

Uma pessoa CARENTE também é capaz de fazer coisas extremas para saciar a sua fome de afeto.
Ela pode ser capaz de brigar, reclamar, se entregar a uma pessoa mesmo sem amor e até matar (veja os crimes passionais).

Uma jovem casada, declarou que podia se arrumar, fazer um penteado, ou mesmo comprar uma roupa nova, que seu marido nunca observava, ou notava a diferença. Essa jovem senhora, vez tal afirmação em publico com seu esposo ao lado. Ele até tentou se justificar, mas para ela que era sua esposa, a desculpa pareceu não ter funcionado.

A CARÍCIA É O ALIMENTO DO EMOCIONAL! Pela falta de afeto, as atitudes das pessoas podem ser as mais variadas e trásticas [...], mas para a alma faminta todo amargo é doce - Prov. 27.7.

Se a CARÍCIA é o alimento da alma, nós somos responsáveis por alimentar afetivamente aqueles com os quais convivemos. Sendo assim, não permita que nenhum dos seus fique com fome do afeto que você é responsável e pode dar, pois de outro modo, conseguirão um jeito de saciá-la. Ou aprenderão a conviver com a escassez, porem, CORRERÃO RISCO DE MORRER AOS POUCOS POR INANIÇÃO AFETIVA.

A falta de afeto, de compreensão, de carinho, de reconhecimento, tem gerado muitas MAGOAS... E quando se tem magoas de alguém, dependendo do grau de intensidade, irá se vingar dela mais sedo ou mais tarde. O inconsciente pode promover isso (afeto que alimenta).

Talvez se explique o porquê às vezes sua mulher não lava a sua roupa direito, a casa fica mal arrumada, o porquê ela esta sempre na casa dos pais, e etc. pode ser também dos porque ele só quer ficar com os colegas, ou jogando bola, passa o fim de semana mais fora de casa do que dentro de casa. Isso pode ser uma vingança inconsciente, PODE SER NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE SEJA. Para afirma teríamos que analisar uma seria de situações que pode levar a tais comportamentos [Pr. VB].
Quando não acontecem outras coisas mais serias. Tenha consciência de que quando alguém esta faminta de afeto, as emoções ficam confusas levando-a a tomar atitudes que mais tarde poderia se arrepender (afeto que alimenta).
O pastor Paulo Cesar Pereira aconselha: desconfie de seus sentimentos e pensamentos quando estiver em carência afetiva, pois a possibilidade de cometer os chamados erros de percepção é grande.

Existem maridos que são responsáveis, trabalhadores, honestos, supridor, etc., mais não sabem dar afetos, nem dar carinho e nem sabe reconhece o valor da sua esposa e nem dos seus filhos.

Algumas mulheres têm de tudo dentro de casa, não lhes faltam quase nada materialmente falando. Mais são mulheres vazias de atenção, secas de carinho e famintas de afeto. 

Tem maridos que são apaixonados por suas esposas, mas não conseguem alimentar sua s esposa com afeto. Até tentam mudar mais não conseguem.

É verdade que para essa situação mude tem que haver esforço e ajuda de pessoas competentes. E aqui vai uma sugestão: comece chegando em casa e dando um beijo e um abraço na sua deliciosa (é como eu chamo a minha esposa). 1ª Cor. 07. 03 – O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

A afeição não esta no topo da lista de prioridades dos homens porque eles no geral acham que sexo e afeição é a mesma coisa. A maior necessidade da mulher é o afeto. Se você tem um casamento em que falta esse ingrediente, ore pedindo a Deus a transformação.

Casamento é, acima de tudo, um compromisso de AMIZADE. O melhor amigo da esposa deveria ser o marido e vice e versa. Não basta ser parceiro de cama, é preciso ser amigo(a). não basta morar na mesma casa e comer na mesma mesa é preciso ser amigo(a). não basta ir na mesma igreja, é preciso ser amigo(a).

Amigo sabe ouvir com atenção, sabe estender a mão de maneira solidaria, sabe dar valor ao sentimento do outro, sabe ser grato, sabe dar e receber com humildade, sabe respeitar as características do outro.

Você tem sido amigo do seu cônjuge?
 
É no ambiente do lar onde a família vive sua experiência de dor e de alegria, que devemos praticar a arte do toque significativo.

Antes de tratarmos sobre os benefícios da estimulação tátil através do toque, é necessário que você responda algumas perguntas que vão ajudar na compreensão de tudo que trataremos a seguir:

1) - Na sua família de origem era comum as pessoas se tocarem manifestando afetividade?

2) - Seus pais eram carinhosos com os filhos? Seus pais ensinaram a você sobre o poder do toque?

3) - Você é uma pessoa que se preocupa em tocar carinhosamente no relacionamento familiar? 

4) - Qual a importância de um abraço para você?

5) - Quantos toques significativos você dá e recebe todos os dias?

Não foi por acaso que Deus nos fez com milhões de nervos sensores sabiamente distribuídos em toda a pele que nos envolve.

Há uma conexão perfeita entre a saúde emocional e física, e a nossa pele exerce um papel imprescindível nesta ligação. Esta é uma das razões pela qual a estimulação tátil é uma necessidade primária e universal.

Satisfazer esta necessidade é vital para que se desenvolva um ser humano saudável capaz de amar, trabalhar, brincar e pensar de modo crítico e livre de preconceitos.

O primeiro estímulo sensorial da vida humana vem da sensação de toque quando ainda estamos no útero.

O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo mesmo depois que a visão e a audição começam a desaparecer. Bebês e crianças dependem do tato para aprender sobre o mundo. No contato com a boca, aprendem sobre temperatura e textura, por exemplo.

A primeira ligação emocional de uma criança é construída a partir do contato físico com os pais que é à base de seu futuro desenvolvimento em todas as áreas. 

Tornamo-nos prisioneiros de um mundo de palavras   impessoais, sem toque, sem sabor e sem gosto. É impressionante como os animais irracionais praticam muito mais a arte do toque do que nós seres humanos.

Em muitas famílias há um vazio enorme por falta de manifestação de carinho através do toque afetivo. Conhecer os benefícios de um abraço carinhoso, de um aperto de mão, de um beijo, de um afago pode fazer toda a diferença no relacionamento entre as pessoas que se amam. 

Como sistema sensorial, a pele é, em grande medida, o sistema de órgãos mais importante do corpo.

Montagu acredita que a capacidade de um ocidental se relacionar com seus semelhantes estão muito atrasados em comparação com sua aptidão para se relacionar com bens de consumo e com as que o mantêm em escravidão.
A dimensão humana encontra-se constrangida e refreada.
           
A pesquisadora americana Tiffany Field afirma que o contato físico, além de aliviar o estresse e a ansiedade (e seus reflexos no comportamento e no metabolismo), teria efeitos positivos no crescimento, na respiração, nas ondas cerebrais, na freqüência cardíaca e até no sistema imunológico, ajudando no combate às doenças.

A verdade é que, quando recebemos toques freqüentes carregados de afetuosidade temos mais saúde tanto física quanto emocional.

Não importa a idade, todos nós gostamos de receber toques que demonstrem carinho, amor, atenção e cuidado.

Se você até hoje não tinha parado para pensar nesta necessidade primária do seu humano, passe valorizar cada toque que receber e aqueles que você oferecer.

Tocar carinhosamente o cônjuge, os filhos, os pais, os irmãos e os amigos, é abençoá-los com a dádiva eterna do amor. Amor é um sentimento que precisa ser demonstrado.

Agora que você já sabe como transformar o seu lar em um lugar terapêutico, basta praticar a arte de tocar as pessoas afetuosamente.

Vejamos algumas mensagens que você transmite quando toca o cônjuge carinhosamente:
        
Eu te amo.
Eu me importo com você.
Eu quero te proteger.
Eu te abençôo.
Eu sou o teu abrigo.
Eu desejo muita saúde a você.
Eu me dôo por você.
Eu te perdôo.
Conta comigo sempre.
Eu quero estar sempre perto de você.
Você é especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário